Como funciona uma emissora de rádio

A estrutura de uma emissora de rádio é bastante cara e complexa: microfones, consoles de áudio, transmissor, antena, elementos, receptor e um bocado de conhecimento de física para fazer tudo funcionar. É na física que está a resposta para como fazer um som se propagar através de ondas eletromagnéticas pelo ar. Muita gente perseguia essa idéia no fim do século 19: quem arranjasse um meio de substituir os telégrafos e cabos usados para mandar mensagens ficaria rico. O italiano Guglielmo Marconi conseguiu fazer o som ser transmitido para um receptor sem o auxílio de fios e é considerado o inventor do rádio, apesar de outros terem conseguido resultado semelhante, como o brasileiro Roberto Landell de Moura. Hoje a tecnologia não é usada só para transmitir músicas nas mais de 7 mil estações oficiais do Brasil mas também é a base para o funcionamento de vários apetrechos, de celulares a controles remotos.

Como uma onda no ar ao sair da emissora, som se propaga como uma onda até chegar ao rádio.

1. O estúdio de uma emissora de rádio é acusticamente isolado, geralmente com sonex, que barra a entrada de ruídos externos. Lá, o locutor fala ao microfone, que é um “transdutor”: recebe a vibração da voz em ondas mecânicas e as converte em corrente elétrica.

2. O microfone é ligado a um console de áudio, e o computador onde ficam armazenados comerciais, efeitos sonoros e, claro, músicas. O console de áudio possui canais aos quais funcionam como forma de mixar as saídas de áudio separadamente, vinhetas, voz, comerciais e musica, como as ligações telefônicas dos ouvintes.

3. O sinal em forma de impulsos elétricos que sai do console é fraco, por isso ele passa por um amplificador, que aumenta a intensidade de corrente elétrica por meio de um circuito eletrônico. Essa amplificação pode ser de centenas ou milhares de vezes, dependendo da área atingida.

4. No alto da emissora fica a antena – lá, é mais fácil evitar que o sinal seja interrompido por prédios ou acidentes geográficos. Ela recebe os sinais elétricos e os transforma em ondas eletromagnéticas, transmitindo através de seus elementos. Cada antena emite dois tipos de sinal juntos: a onda portadora, que leva a freqüência da rádio, e a corrente ampliada, que contém o som.

5. Esses sinais chegam ao receptor, o aparelho de rádio. Quando mexemos no dial, um circuito interno faz com que a antena do aparelho oscile de acordo com cada estação. Os alto-falantes, então, convertem as ondas elétricas em vibrações mecânicas, que são o som propriamente dito.

por Pedro Burgos - Fonte: http://www.talksat.com.br/blog/talk-radio/como-funciona-uma-emissora-de-radio/

O evento é organizado pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e apresentará as novidades em conceitos, produtos, processos e legislação que impactam os negócios de mídia eletrônica no Brasil.
Estimativa leva em conta medidas para simplificar e reduzir burocracia; tempo médio atual é de dois anos
Informação é da Associação Norueguesa de Rádio Local
Se na Noruega a rádio FM é considerada tão obsoleta que deixará de ser usada, nos Estados Unidos uma associação resolveu brigar com a Apple para que ela permita o acesso a esse tipo de rede pelo iPhone.
Eventos
O 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Hotel Serrano Resort & Convention Center, em Gramado-RS.
A Omega Sistemas esteve presente no 21º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira de Equipamentos.
A Omega Sistemas esteve presente no Congresso Brasileiro de Radiodifusão que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2009, em Brasília. Ali foi discutido temas que preocupam a radiodifusão e as formas de aprofundar a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.
A Broadcast & Cable é a principal Feira de Engenharia de Televisão, Rádio e Telecomunicações da América Latina direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia.
Omega Sistemas
Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Fone/Fax (44) 3055-3838 - (44) 3624-9785 - Umuarama - Paraná - Brasil
TOPO
LiveZilla Live Chat Software