Rádio vira principal meio de comunicação na África para informar sobre o ebola.

Nos últimos meses, o rádio virou o principal veículo de comunicação nos países africanos afetados pelo vírus ebola, como a Libéria. Com programas que alertam sobre medidas de prevenção da doença transmitidos no idioma local, a população adotou o costume de ouvir as informações divulgadas pelas principais emissoras da região.

De acordo com a EFE, a rádio Gbehzohn, por exemplo, dobrou o tempo de atrações na língua local desde que a epidemia começou. Segundo o diretor de programação, Isaac Siegal, a emissora dedica 30 minutos diários a conteúdos voltados para a doença.

"Tem gente que não fala uma única palavra de inglês", por isso "sem o programa no nosso dialeto, nunca saberíamos quais precauções tomar contra o ebola", explicou o professor aposentado que fala bassa, assim como a maioria da população de Saint John, aldeia localizada no sudeste de Monróvia.

O representante do Ministério da Informação, Patrick Worzie, qualificou a missão dos veículos como chave para transmitir mensagens sobre a epidemia nas zonas rurais. Além do dialeto local, as rádios e TVs passaram a exibir programas informativos, anúncios e transmissões interativas em diferentes idiomas e abordam o assunto com formadores de opinião.

Em Kailahum, no leste de Serra Leoa, epicentro da epidemia no país, a rádio comunitária MOA, lançou uma campanha para encerrar os boatos sobre o combate à doença e chegou a dezenas de ouvintes dos dois lados da fronteira com a Libéria e a Guiné.

A agência Canal França Internacional lançou o projeto "Rádios contra o Ebola" para preparar 48 emissoras locais na África ocidental, com a finalidade de melhorar a aceitação da informação das mensagens de prevenção. 

A iniciativa será desenvolvida em seis países, dos quais quatro não registraram nenhum caso confirmado: Costa do Marfim, Burkina Faso, Togo e Benin. Além destes, o Senegal declarou ter erradicado o vírus e o Mali foi o último país afetado.

 

Fonte: Sul Rádio

Hoje (25/09) é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”.
The endless river sai dia 10 de novembro, anunciou banda nesta segunda. Quase todo instrumental, CD traz Pink Floyd do século 21, diz guitarrista.
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR) lança um novo serviço as suas associadas: o projeto Assessoria Jurídica.
Em atenção ao Convênio ABERT/ECAD - 2014/2016, lembramos que, a partir do dia 03 de novembro de 2014, o desconto de 25% será assegurado apenas às emissoras que enviarem suas programações no formato de arquivo “.exp”.
Eventos
O 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Hotel Serrano Resort & Convention Center, em Gramado-RS.
A Omega Sistemas esteve presente no 21º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira de Equipamentos.
A Omega Sistemas esteve presente no Congresso Brasileiro de Radiodifusão que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2009, em Brasília. Ali foi discutido temas que preocupam a radiodifusão e as formas de aprofundar a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.
A Broadcast & Cable é a principal Feira de Engenharia de Televisão, Rádio e Telecomunicações da América Latina direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia.
Omega Sistemas
Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifcio Verdes Mares 11 Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Fone/Fax (44) 3055-3838 - (44) 3624-9785 - Umuarama - Paran - Brasil
TOPO
LiveZilla Live Chat Software