AERP completa 40 anos e convida rádios a se reinventarem

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) comemora 40 anos de existência neste mês de julho. Reunindo mais de 350 rádios no estado, a entidade foi fundada em 1975 por um grupo de sete emissoras que percebeu a importância da união para enfrentamento das constantes transformações pelas quais o meio vinha passando.

De fato, a partir desta mesma década de 70, o próprio Paraná mergulharia numa série de mudanças econômicas e sociais que exigiriam novos caminhos. Foi assim que, mais uma vez, o rádio compreendeu o contexto e se dasafiou a buscar uma reinvenção.

Hoje, em tempos que convergência da informação e tecnologia passaram de tendência para realidade, a radiodifusão paranaense mantém o valor da integração e vem utilizando o dinamismo e a interatividade que sempre a caracterizaram para se colocar no mesmo ritmo de evolução do meio.

“O rádio precisa ser multiplataforma para chegar a seus ouvintes. Ele tem que estar na internet, tem que ser lido e assistido; tem que estar na comunidade, envolvendo-se em ações institucionais, promocionais e de responsabilidade social. Estamos sim em um novo momento e não tem volta. O desafio futuro é reinventar-se”, avalia o presidente da Aerp, Márcio Villela.

Referência
Os projetos desenvolvidos pela Associação têm buscado sempre a inovação como foco. As ações pensadas para apoio e união do radiodifusor ganharam atenção de entidades mesmo fora do Paraná. Foi assim que a iniciativa da Aerp em levar o conhecimento para mais perto dos profissionais do rádio recebeu parceria da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Os cursos EaD promovidos por elas já deram oportunidade gratuita para cerca de 10 mil pessoas saberem mais sobre jornalismo, locução, leis, gestão, entre muitos outros assuntos que fazem parte do cotidiano no rádio.

Outro projeto da radiodifusão paranaense (Censo Econômico) também se tornou referência nacional. A partir de dados fornecidos mensalmente pelas emissoras, de forma sigilosa, a Associação passou a reunir informações que conseguem mostrar que o papel do rádio no mercado publicitário é muito maior do que todos pensavam. Esses números são inclusive utilizados pelo projeto Inter-Meios, conduzido pelo jornal Meio & Mensagem, para avaliar a participação do Paraná no mapeamento da publicidade no país e referendar as agências brasileiras.

A Associação ainda desenvolve iniciativas voltadas a apoiar as emissoras com assessoria técnica e jurídica, produção de conteúdo local, valorização da responsabilidade social, eventos para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de incentivo a novos entendimentos sobre a concorrência dentro do meio.

Fonte: http://aerp.org.br/portal/aerp-completa-40-anos-e-convida-radios-a-se-reinventarem/

Uma parceria firmada entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sesc Santa Catarina demonstra a força que o rádio tem na construção de uma sociedade cidadã.
A lista da última semana repete, mais uma vez (com o perdão da redundância), as quatro primeiras colocadas.
Plano Nacional de Outorgas vai contemplar 496 municípios que ainda não possuem nenhuma rádio autorizada e outras 203 cidades que já contam com pelo menos uma emissora
Uma nova e revolucionária tecnologia é batizada de “MP3”
Eventos
O 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Hotel Serrano Resort & Convention Center, em Gramado-RS.
A Omega Sistemas esteve presente no 21º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira de Equipamentos.
A Omega Sistemas esteve presente no Congresso Brasileiro de Radiodifusão que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2009, em Brasília. Ali foi discutido temas que preocupam a radiodifusão e as formas de aprofundar a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.
A Broadcast & Cable é a principal Feira de Engenharia de Televisão, Rádio e Telecomunicações da América Latina direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia.
Omega Sistemas
Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Fone/Fax (44) 3055-3838 - (44) 3624-9785 - Umuarama - Paraná - Brasil
TOPO
LiveZilla Live Chat Software