Principais características do meio rádio

Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan em parceria com o Grupo de Profissionais de Rádio de São Paulo, com os criativos das agencias de publicidades teve como foco explorar o rádio com o objetivo de levantar as principais características do meio e suas perspectivas futuras junto ao mercado publicitário considerando o contexto de transformação das mídias e seus consumidores. O estudo foi realizado com três fontes: workshop de inovação com profissionais da área de criação, produção e levantamento de dados secundários mais o uso da expertise do instituto.

Algumas das características mais marcantes do meio rádio:

a) Sentido da audição: a necessidade de valorizar o ato de ouvir, compreender e assimilar os dados apresentados;

b) Imaginação: utilizar com maior frequência os estímulos sonoros para criar “imagens” mentais para o ouvinte;

c) Multidimensional: o rádio mantém mobilidade, fluidez e liberdade para que ouvinte decida o que escutar dentro do leque de conteúdos apresentados;

d) Proximidade do ouvinte: é a característica de linguagem que permite uma
aproximação direta da narrativa radiofônica do universo imaginário e pessoal
do ouvinte, sendo útil e fiel na sua participação diária;

e) Retencidade: o veículo mantém a atenção do ouvinte chegando a ter um tom
coloquial e amigo tornando o diálogo de massa uma comunicação única entre o
apresentador e o ouvinte;

f) Grande alcance: a característica que garante a cobertura de qualquer raça,
cor formação, idade, classe social estilo, religião, etc.;

g) Segmentação: é o veículo que garante para a cada perfil de ouvintes uma
emissora. Para cada programação um público, para cada horário, uma
preferência. Para cada preferência, um programa. Por isso, para cada
radialista, uma voz e para cada voz, um ouvinte.

 

Alvaro Bufarah Junior (Mestre em Comunicação e Mercado pela Fundação
Cásper Líbero, professor dos cursos de Rádio e TV e Propaganda e
Publicidade da FAAP, e Jornalismo da Uni9.)

 

Fonte/Matéria completa: http://universodoradio.blogspot.com.br/2015/02/o-radio-diante-das-novas-tecnologias-de.html?spref=fb

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) comemora 40 anos de existência neste mês de julho. Reunindo mais de 350 rádios no estado, a entidade foi fundada em 1975 por um grupo de sete emissoras que percebeu a importância da união para enfrentamento das constantes transformações pelas quais o meio vinha passando.
Uma parceria firmada entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sesc Santa Catarina demonstra a força que o rádio tem na construção de uma sociedade cidadã.
A lista da última semana repete, mais uma vez (com o perdão da redundância), as quatro primeiras colocadas.
Plano Nacional de Outorgas vai contemplar 496 municípios que ainda não possuem nenhuma rádio autorizada e outras 203 cidades que já contam com pelo menos uma emissora
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O 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Hotel Serrano Resort & Convention Center, em Gramado-RS.
A Omega Sistemas esteve presente no 21º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira de Equipamentos.
A Omega Sistemas esteve presente no Congresso Brasileiro de Radiodifusão que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2009, em Brasília. Ali foi discutido temas que preocupam a radiodifusão e as formas de aprofundar a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.
A Broadcast & Cable é a principal Feira de Engenharia de Televisão, Rádio e Telecomunicações da América Latina direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia.
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